Projeto Kappa

grafia__projeto_kappa

A letra x minúscula é referência, na caligrafia e no design tipográfico, para a criação das demais letras latinas na medida em que sua altura regula o tamanho e a proporção das mesmas. Na escrita grega a letra kappa, por seu traçado retilíneo na base e no topo, tem a mesma função correlata ao x latino.

Por seu valor paradigmático (no sentido primordial da língua grega de paradeigma, modelo, referência) o nome καππα foi escolhido para um projeto pioneiro no Brasil: disseminar os fundamentos de design tipográfico multiescrita a partir daquela escrita histórica e culturalmente mais próxima da latina, isto é, a grega. Tal escrita está envolvida em situações e processos históricos singulares e entrelaçada há milênios com a história da escrita latina. Com o avanço da globalização dos meios de comunicação, a produção de fontes tipográficas em mais de uma escrita, principalmente latinas e gregas, tem crescido consideravelmente, ampliando o mercado tipográfico multiescrita e o interesse de estudiosos, profissionais e empresas.

No entanto, a escrita e tipografia grega é somente o ponto de partida no projeto, uma vez que a pesquisa relacionada à tipografia cirílica e hebraica encontra-se em andamento no presente momento.

_______________________

1 O termo multiescrita é um neologismo de origem inglesa (multi-script), uma junção do antepositivo multi-, cujo significado é o de algo numeroso, e escrita, cuja acepção neste caso é de um conjunto de signos que representa textualmente uma linguagem. Exemplos de escritas são os alfabetos latino, grego e cirílico e os silabários hiragana e katakana. Assim, multiescrita, em sua função de adjetivo, significa: (diz-se daquilo) que possui várias escritas. Portanto, se um projeto tipográfico abarca mais de uma escrita, o mesmo é multiescrita. Da mesma maneira, uma fonte tipográfica é multiescrita se inclui em sua estrutura mais de uma escrita. Um exemplo disso é o da onipresente fonte Times New Roman, que contém em seu arquivo digital as escritas latina, grega, cirílica, hebraica e arábica.