grupo -grafia

estudos da escrita

Introdução à história do livro impresso no Brasil

A Revista Educação Gráfica/UNESP publicou em sua última edição (Vol. 19 nº. 03 2015) o artigo intitulado “Para uma introdução à história do livro impresso no Brasil: o caso do Padre José Joaquim Viegas de Menezes”. De autoria de Emerson Eller, o referido artigo surge como um primeiro resultado de sua pesquisa de doutorado na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL).

A pesquisa em andamento, busca fazer apontamentos históricos e análises críticas acerca de impressos luso-brasileiros do século XVIII e início do XIX, priorizando aspectos que colaboraram para o desenvolvimento da cultura do impresso nos dois países.

História Livro Impresso no Brasil

Nesse artigo, o autor ressalta a importância das atividades exercidas por Padre Viegas, que à margem da história oficial fez imprimir um livreto em Vila Rica de Minas no ano de 1806, data que antecede a instalação da Imprensa Régia no Brasil e marca o pioneirismo de Minas Gerais na história da imprensa brasileira.

Através de uma breve introdução à história do impresso no Brasil, o artigo propõe, para além de apontamentos históricos, o levantamento de questões pertinentes às artes gráficas, em especial ao design gráfico e tipográfico.

A referida pesquisa está sendo realizada com apoio do CNPq, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Brasil.

Baixe o artigo completo aqui ou aqui

Palavras-chave: história do livro impresso; artes gráficas; imprensa; Minas Gerais; Brasil; José Joaquim Viegas de Menezes.

 

 

Anúncios

Informação

Publicado em 18 de março de 2016 por em Editorial, Publicação, Tipografia.
%d blogueiros gostam disto: