Entre os dias 26 e 29 de setembro de 2013, realizou-se, numa aldeia histórica de Portugal, Idanha-a-Velha, o IV Encontro de Tipografia organizado pela Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB).
O local do evento não poderia ter sido mais bem escolhido. Idanha-a-Velha é repleta de vestígios de outras culturas e expõe o visitante a uma profusão de sentidos. Fundada pelos romanos no final do séc. I a.C, a aldeia sobreviveu a diversas invasões e histórias de reconquista. Seu complexo monumental conta com um lindo núcleo epigráfico com uma das maiores e mais representativas coleções epigráficas do país. É uma verdadeira celebração à escrita e, por que não, à tipografia.
O encontro teve como tema geral “Do inscrito ao escrito” e contou com a participação de investigadores, profissionais, docentes e alunos, com projetos relacionados à tipografia em nível internacional. Alguns poucos brasileiros estiveram presentes e, dentre eles, destacamos a participação de um representante do grupo –Grafia.
Emerson Eller, mestrando em Design pela Universidade do Estado de Minas Gerais, esteve por lá e apresentou um artigo produzido em coautoria com o Prof. Dr. Sérgio Antônio Silva, orientador de sua pesquisa de mestrado.
O trabalho apresentado tem como título “Letras do cotidiano: um olhar do design para a cidade informativa”. O artigo aborda a produção tipográfica vernacular na cidade de Belo Horizonte, destacando a importância do olhar do design para o território e levantando questões sobre os diálogos entre o design formal e o vernacular, sob o viés da tipografia.
Esse trabalho é parte da dissertação do mestrado de Emerson Eller, que deverá ser defendida no próximo ano.
O artigo foi publicado nas atas do IV Encontro de Tipografia e pode ser lido aqui.