grupo -grafia

estudos da escrita

O Presépio e a Cidade

2012-12-22__Pipiripau_Inauguracao (85)__trat__900px

Linha do tempo da Mostra Pipiripau inaugurada no dia 22/12, no MHNJB.

Um presépio é sempre a representação do lugar onde o Menino Jesus nasceu. Mas o Presépio do Pipiripau é muito mais do que isso, nele cabem outros lugares que não o estábulo e seus personagens natalinos. No Pipiripau, podemos ver, em miniatura, a própria cidade do menino que, ao longo de mais de setenta anos, o construiu.

Dizem que foi no centro de Belo Horizonte, na imponente Igreja de S. José, que Raimundo (este era o nome do menino artesão) viu o presépio que o encantou e o inspirou a construir o seu próprio presépio, lá pelas bandas do Pipiripau, a região de Belo Horizonte onde ele morava.

O nome Pipiripau, hoje, já não mais indica um bairro de Belo Horizonte, mas sim um lugar em que a toda a cidade se vê representada. Raimundo foi além do berço (uma gruta, um estábulo?) do Menino de Belém, recriou a ideia de presépio, espelhando-o no mundo que via ao seu redor, nos lugares por onde passeava, nas pessoas com quem convivia. Para isso, valeu-se dos restos (materiais e imateriais, reais e imaginários) que a própria cidade lhe oferecia.

No Natal, as pessoas da cidade costumam visitar o Pipiripau, como se vai à casa de um parente ou amigo. Com esse gesto, renovam a fé e se divertem, a um só tempo. Porém, agora, o presépio, que é uma espécie de casa onde mora a cidade, está sem casa, à espera de uma casa nova. Enquanto isso, enquanto sua nova casa não fica pronta, o presépio, que se configura como um lugar de acolhimento (como um museu ou uma casa mesmo), conta com uma exposição que faz com que seus visitantes se sintam, ainda assim, ainda que sem a presença do enorme presépio, em casa.

Bem-vindos, pois, ao Pipiripim (a versão miniatura do presépio), às narrativas e imagens que contam a história do presépio e à futura e virtual casa do Pipiripau.

Texto de abertura da Mostra Pipiripau por Sérgio Antônio Silva.

Mostra Pipiripau – a exposição estará aberta ao público enquanto durar as obras da nova edificação e restauro artístico do Presépio do Pipiripau no Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, em Belo Horizonte.

Mais imagens da exposição: http://bit.ly/ZvVfkc

Anúncios

Informação

Publicado em 24 de dezembro de 2012 por em Design, Evento.
%d blogueiros gostam disto: