Laboratório de Caligrafia Medieval e Renascentista

O protótipo deste laboratório foi uma oficina elaborada e ministrada no primeiro semestre de 2011, nas instalações do Museu Vivo Memória Gráfica (Centro Cultural UFMG). O laboratório constituiu-se a partir da análise dos resultados dessa oficina, desdobrando-se em quatro módulos (básico, intermediário, avançado I e II) cuja implementação está prevista para os anos de 2012 e 2013.

Módulo básico
O laboratório, um desdobramento do Projeto Titivillus, está dividido em quatro módulos. Fundamenta-se num modelo de produção caligráfica medieval e renascentista elaborado pelo pesquisador do –grafia, Sérgio Luciano da Silva, a partir da síntese e adaptação das técnicas contemporâneas dos calígrafos David Harris, Edward Johnston e Marc Drogin.

São dois os estilos trabalhados: o estilo Carolíngio do final do século VIII que originou as letras latinas minúsculas atuais e o estilo Humanista baseado nas inscrições dos monumentos romanos de quase 2.000 anos, que formou as maiúsculas. O ministrante do primeiro módulo é o pesquisador, também do –grafia, Pedro Campos.

O laboratório é voltado especialmente para estudantes e profissionais da comunicação e de áreas afins, entre eles designers, calígrafos, tipógrafos e pesquisadores interessados na história da escrita.

De 19 de maio a 30 de junho de 2012
Sábados, das 9:30 às 12:30 horas
Carga horária: 21 horas
Inscrições: Centro Cultural UFMG
(31) 3409 8290 mvmemoriagrafica@centrocultural.ufmg.br


Deixe um comentário